CIÚMES I

Oi pessoal, postei este texto de autoria do  Dr. Jorge Nogueira, psicólogo especialista em ciúme, do www.ciumeonline.com.br  que vcs podem visitar depois. Comentem o que acharam da matéria. Espero seja estimulante para a reflexão de cada um de nós. Eu gostei muito por que o tema sempre é abordado pelas pessoas com uma carga de crítica, como se o ciúme fosse algo anormal. Achei o conceito de ciúme sexual bastante esclarecedor e o que mais importa é se as pessoas querem realmente fazer o bolo…e para tal  será necessário quebrar os ovos….enfim..saber o que se quer  e estar disposto a pagar o preço das escolhas.

"Existem casais e … existem Casais … !

A variedade de tipos de relacionamentos conjugais nos indica que o ser humano possui uma espetacular plasticidade quando se dedica aos inter-relacionamentos pessoais. Essa variedade permite que encontremos inúmeros tipos de casais cujos membros têm posturas e comportamentos muito diferentes uns dos outros e, no entanto, convivem de maneira satisfatória.

Exatamente por isso, concluímos que não deve existir um modelo de casal ideal, com felicidade plena e absoluta, pois existem diferenças e variáveis intervenientes de diversas ordens e origens.

Malgrado essa condição, parece-nos que a humanidade vive em busca de um tipo de união conjugal que sofra menos com as desarmonias que presenciamos na maioria das pessoas que mantêm uma relação conjugal.

Idealizado para ser uma espécie de oásis dentro da turbulenta vida social, o casamento tem sofrido enormes revézes provocados pelo seu moderno inimigo número um : o divórcio, que acontece cada vez mais cedo e por motivos cada vez mais fúteis.

Parece-nos que as pessoas ainda não se conscientizaram o que quer dizer casamento.

Definições do dicionário Houaiss :

A palavra Casamento tem origem no verbo Casar ( fixar moradia , ter casa num lugar determinado ) · Unir(-se) por matrimônio.

· Fazer condizer ou condizer; combinar(-se), harmonizar(-se)

Ex.: especializar-se em…., mesmo com idéias antagônicas AINDA : Casamento quer dizer :

· Vínculo conjugal entre um homem e uma mulher

União voluntária de um homem e uma mulher, nas condições sancionadas pelo direito, de modo que se estabeleça uma família legítima Qualquer relação comparável à de marido e mulher O ritual que confere o status de casado, esp. a cerimônia de casamento e suas festividades Associação, aliança Combinação harmoniosa de duas ou mais coisas; união estreita e íntima Ciúme Online vai destacar algumas palavras significativas para nosso estudo:

Combinar (-se); harmonizar(-se); união voluntária; união estreita e íntima; qualquer relação .

C omo podemos verificar, casar significa muito mais do que se pensa normalmente. Ao decidir juntar-se a outra pessoa com propósitos conjugais o pretendente deveria conhecer tudo que envolve a união a dois. Ex: Os filhos vindouros, a voluntariedade da união, as despesas, as alegrias, tristezas, o caráter de extrema intimidade que esse tipo de união requer, a necessidade da harmonia como regra básica, a abnegação, renúncias, gentileza, constante demonstração de afeto profundo, diálogo franco, etc.

Muitas pessoas têm medo de assumir essas posturas. Temem ser aglutinados pelo outro. Assustam-se com a possível simbiose que as “ anularia ” em termos individuais. Não abrem mão do EU em prol do NÓS… e querem ser felizes no… casamento !!!!!!!!!!!

É como querer ir a Paris ou Nova Iorque, sem sair do Brasil, por medo da viagem

O casamento moderno, ao contrário do que defendem alguns movimentos “de libertação”, somente oferecerá momentos de felicidade àqueles que se tornarem verdadeiros parceiros na união. Primeiro, que se amem de fato, depois que sejam cúmplices até nas roupas que vestem."

Anuncios

Acerca de gaivotanoazul

Soy lo que soy.
Esta entrada fue publicada en psicologia. Guarda el enlace permanente.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s