Como Estar no Coração de Deus?

2 Crônicas 7:14-22

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.15 Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar.16 Pois agora escolhi e consagrei esta casa, para que nela esteja o meu nome para sempre; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração perpetuamente. 17 E, quanto a ti, se andares diante de mim como andou Davi, teu pai, fazendo conforme tudo o que te ordenei, guardando os meus estatutos e as minhas ordenanças,18 então confirmarei o trono do teu reino, conforme o pacto que fiz com Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará varão que governe em Israel.19 Mas se vos desviardes, e deixardes os meus estatutos e os meus mandamentos, que vos tenho proposto, e fordes, e servirdes a outros deuses, e os adorardes,20 então vos arrancarei da minha terra que vos dei; e esta casa que consagrei ao meu nome, lançá-la-ei da minha presença, e farei com que ela seja por provérbio e motejo entre todos os povos.21 E desta casa, que é tão exaltada, se espantará qualquer que por ela passar, e dirá: Por que fez o Senhor assim a esta terra e a esta casa?22 E lhe responderão: Porquanto deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se apegaram a outros deuses, e os adoraram e os serviram; por isso trouxe sobre eles todo este mal."

Nestes 8 versículos o Senhor expõe com muita clareza os dois caminhos que sempre estiveram e estão à nossa escolha, bem como suas conseqüências. Nosso Deus nos faz advertências como também amorosas promessas. Para nós é difícil perceber que, na realidade, tanto as advertências como as promessas são amorosas. Tendemos a pensar que as advertências são ameaças de castigos e que as bondades de Deus são mediante uma submissão por medo a esses castigos. 

Entretanto uma leitura mais aprofundada nos mostra que nosso Deus deseja realmente que nos desviemos de todos nossos maus caminhos para buscar a sua face. Buscar a sua presença. Ele promete que perpetuamente estaremos em seu coração! Não desviará seus olhos de nós! Casa escolhida e consagrada. Nação escolhida, terra prometida. Como ignorarmos que Deus nos promete bênçãos sem medida, quando por vontade própria escolhemos a Ele, abrindo mão de vida de erros e rebeldias?

Vemos a nossa volta tragédias sem fim desde o âmbito coletivo como no pessoal. Famílias, relacionamentos, pais e filhos, cidades, países, planeta. Toda a natureza sofre o descaminho do homem afastado de Deus. As promessas que Deus fez nos remotos tempos do Rei Salomão ainda valem para hoje do mesmo modo. O Senhor continua afirmando mediante a sua Palavra, que se nos arrependermos dos maus caminhos, se nos desviarmos das idolatrias contemporâneas, se o buscarmos com sinceridade, Ele ouvirá nossa súplica, Ele não nos ignorará.

Suas promessas chegam à plenitude  com a vinda de Jesus. Nele toda a promessa se cumpre cabalmente. O Deus vivo fala conosco e vive conosco. Pessoalmente nos diz. Se vocês são meus amigos, farão o que eu digo. Se vocês me amam, aprendam comigo a amar. Se querem receber tesouros eternos, se querem viver comigo na glória, sigam-me. Sou o Caminho que leva para o céu.

Tanto no Antigo como no Novo Testamento essas verdades nos são apresentadas. Verdades são verdades, não estão sujeitas à ação deletéria dos tempos e dos costumes. A contrapartida pela desobediência e descaso ao nosso Deus sempre se farão sentir. Nosso Deus não pode premiar atos maus. Não poderá alegrar-se com rebeldias e maldades. Como poderemos achegar-nos a Ele para pedir bênçãos enquanto vivermos em  idolatrias, sejam do tipo que forem?  O apóstolo Paulo nos fala claramente que a ausência da presença de Deus na vida do homem o predispõe a sentimentos maus e depravados.

Romanos1:21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

Romanos 1: 28-32 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm;29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade;30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais; 31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia;32 os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.

Não temos como negar. Não é esse o retrato fiel de nossos tempos? De todos os tempos em que o homem viveu longe da vontade de Deus? É preciso acordar enquanto há tempo de tomar um novo rumo. Todos os dias Jesus bate à nossa porta e refaz o convite. Para vivermos no coração de Deus precisamos escolher. O que foi dito lá na antiguidade continua valendo hoje.

Que o Espírito Santo de Deus nos toque profundamente o coração, despertando de qualquer letargia ou acomodação e crendo em Cristo estaremos capacitados a ir ao encontro de nosso Pai, o Senhor de todas as bênçãos e misericórdias. E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra…Meu irmão, minha irmã, vamos escolher a melhor escolha!

 

Anuncios

Acerca de gaivotanoazul

Soy lo que soy.
Esta entrada fue publicada en Buscando ao Senhor, enquanto caminho na Terra.... Guarda el enlace permanente.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s